Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Colors can speak

“Colors can speak” é um espaço de partilha de coisas que as mulheres adoram e não só. Falamos sobretudo de beleza mas todos os assuntos são bem-vindos. No fundo, um blog de duas mulheres que gostam de partilhar ideias!

Dica para a pequenada #1

Como terapeuta da fala de profissão, não poderia deixar aqui o cantinho sem uma ou outra menção ao meu a fazer diário. Trabalho na maioria com crianças e hoje trago-vos uma dica para as mamãs de serviço, ou avós, ou tias, enfim... Não sei se sabiam que o Terapeuta da Fala é o responsável por trabalhar com bebés pré-termo ou de termo com dificuldades em alimentar-se. Este trabalho na área da neonatologia é normalmente realizado em hospital, mas existem muitos aspetos que podem ser trabalhados em clínica, nomeadamente adequar posturas e tetinas, por exemplo.


Aqui vão algumas estratégias simples que podem adotar com os vossos piolhos para facilitar a amamentação:


- Esperar que a criança esteja bem alerta para começar a amamentação. Se necessário, usar movimentos, toques e sons para acordar bem o bebé.


- Nos primeiros meses, amamentar sempre que o bebé quiser e não dar outra bebida ao bebé a menos que seja por indicação médica.


- O bebé deve estar organizado, ou seja, com os braços e pernas aproximados da linha média do corpo.


- Permitir que o bebé segure o vosso dedo ou uma fralda por exemplo. O reflexo palmar (mão fechada a segurar algo) ajuda a estimular o reflexo de sucção.


- Se necessário, estimular a sucção, apertando ligeiramente as bochechas do bebé e/ou colocando o indicador na horizontal abaixo do queixo do bebé com alguma pressão no sentido do encerramento da boca.


- Também podem estimular a sucção mantendo as mãos do bebé perto da face e boca ou oferecendo a chucha uns minutos antes da amamentação.


- Oferecer a chucha durante uns minutos após a amamentação para evitar refluxo ou regurgitação.


- Escolher chuchas ortodônticas, com aros côncavos que se adaptem às bochechas do bebé e com grandes furos no aro para promover a ventilação


- Caso a criança apenas se alimente do leite da mãe diretamente na mama, evitar a chucha até ser possível, a menos que a criança manifeste muita desorganização ou pouco reflexo de sucção, para evitar confusão de bicos.


- O bebé deve mamar numa mama até a esvaziar e só depois passar para a outra. Na mamada seguinte, oferecer a última mama em que o bebé mamou caso não a tenha esvaziado anteriormente.


- Durante a amamentação favorecer um ritmo, caso o bebé seja muito ansioso e tenha uma sucção muito rápida ou se pelo contrário for muito lento a mamar. O ideal é encontrar um equilíbrio.


- Caso o bebé já beba pelo biberão devem escolher a tetina adequada. Esta deve ser ortodôntica e adaptada à idade do bebé. Caso este tenha pouca força de sucção e demore mais tempo a mamar devem optar pelas tetinas de latex. Caso o bebé tenha uma sucção muito rápida e sôfrega, usem tetinas de silicone. Os biberões ideais são aqueles com ventilação interna eliminando a formação de ar e permitindo que o leite se mantenha junto à tetina. Isto reduz a probabilidade de cólicas e gazes e do bebé bolsar.


- Escolher o tipo de leite adequado às necessidades do bebé, normalmente recomendado pelo pediatra (ex: leite anti-cólicas ou anti-regurgitação).


- No fim da refeição ou no intervalo colocar o bebé na vertical para favorecer o ato de arrotar.




Espero que aproveitem as dicas e que partilhem com amigas, vizinhas, irmãs, primas... Toca a tratar bem dos nossos bebés!

CCS no Youtube

@aritabernardo

@ykeama

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D